RTA

Sejam Bem vindos!

Vamos estudar juntos, o Segredo das ciganas o Baralho Cigano Lenormand,dentro de uma visão ligada aos costumes e espiritualidade do povo cigano, mas que também pode ser dissociada, desta, ou de qualquer outra crença religiosa . A interpretação dos arcanos será a mesma, ou quase. O que muda é a forma pessoal com que, cada um, irá se relacionar com esse fantástico instrumento.
Obrigada, de coração, por terem vindo :)

Carta 07 - A cobra



Eis um arcano que suscita muitas dúvidas! Por que? Pelamultiplicidade de significados que a Cobra/Serpente evoca, enquantosímbolo.  Alguns bem desagradáveis, outros nem tanto, e outros ainda, bastante belos...

Vejamos alguns deles...
Perigo que nos surpreende... Afinal a cobra rasteja e muitas vezes não vemos sua aproximação.
Traição, venha de amigo ou amiga.



"a outra"
Veneno.
- Mentiras e difamações.


 

                                                                







- Símbolo da Medicina (caduceu de Hermes) 
- do conhecimento dito hermético (esotérico), a que só iniciados tinham acesso (na verdade agora muito já se transmite, se não tudo, do que era tido como privilégio dos iniciados)


- Tentação, pecado (serpente do paraíso)
- Busca de conhecimento.
Kundalini e a busca pela iluminação
- A atração sexual.

                                                                                    

 - O eterno retorno, A eternidade, Os ciclos, O círculo, A criação e sua continuidade, A alquimia... Todos, estes, evocados pela figura daserpente que morde a própria cauda (Ouroboros/Oroboro)
O andrógino, aquele que fecunda a si mesmo.
- A serpente que morde a própria cauda pode ser vista como síntese de todo o movimento incessante, que mantém a criação, mantendo a terra em seus movimentos de rotação e translação que mantém o planeta vivo.





- Pelo dito, o Orixá representado pela serpente, como nos ensina um Blog Maravilhoso, sobre Candombé: http://ocandomble.wordpress.com

"Oxumaré (Òsùmàrè) é o orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos. Se um dia Oxumaré perder suas forças o mundo acabará, porque o universo é dinâmico e a Terra também se encontra em constante movimento… Oxumaré mora no céu e vem à Terra visitar-nos através do arco-íris. Ele é uma grande cobra que envolve a Terra e o céu e assegura a unidade e a renovação do universo.Sintetiza a duplicidade de todo o ser: mortal (no corpo) e imortal (no espírito). Oxumaré mostra a necessidade do movimento da transformação."http://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxumare/




Então como encarar a cobra? Repito, com bom senso. Somos pessoas que vivem no século XXI, em zonas urbanizadas, onde qualquer menção sobre cobra costuma assustar, já que não estamos acostumados a "escutar" o rastejar da dita. rsrsr... Pensamos logo em traição, no seu veneno, seu ataque covarde, nas pessoas que falam coisas que envenenam, azedam, estragam, nossos planos e sonhos. Onde frequentemente escutamos menções à " cobra criada", à "língua viperina", a "fulano/a é uma cobra", e por aí vai...  Sem falar da "da outra" , que costuma ser logo associada à cobra, nos jogos de baralho Cigano! Isso quanto a nós, mas, para dizer a verdade, não acredito que as pessoas, na época de Mlle. Lenormand, fossem, muito diferentes ;) ... 
Agora vamos ver a questão de um outro ponto de vista: Muitos de nós entramos, num sentido Junguiano, ou de fato, em contato com um ou mais significados que se pode atribuir ao Arcano 07, bem menos pragmáticos e que já foram citados... E então???
É necessário que estejamos atentos à pergunta, às circunstâncias e à posição em que a carta cai.

Por exemplo: Seria um absurdo dizermos para alguém, que pergunta sobre seu relacionamento amoroso que vai mal,  que tal acontece porque seu par é um andrógino, alquimista, filho de Oxumaré, e prestes a se formar em medicina... 
Da mesma forma, não vamos sair afirmando que existe outra/ outro no pedaço, sem a corroboração de outras cartas negativas...A cobra pode apenas querer dizer que, apesar do momento, existe muita atração sexual entre o casal.

Se a pergunta for a respeito de assuntos iniciáticos, por exemplo: irá, a pessoa X, conseguir tornar-se iniciada em alguma tradição? Convenhamos que não haverá o menor cabimento, dizer que: Alguém inventará mentiras porque está sexualmente atraído/a pelo/a mestre/a, e assim conseguirá envenenar a cabeça do possível iniciador, que por sinal é atraído/a pelo/a consulente. rsrsrs... Agora, se a pergunta for: por que estou sendo tratado/a, pelos meus colegas de estudos iniciáticos, de forma fria?  Por que não estou me sentindo à vontade nesse grupo? Nestes casos, a resposta poderá ser, realmente, relacionada à presença de alguém que está traindo a nossa confiança usando de palavras mentirosas e venenosas.

Se o arcano 07 sair como um conselho, não passará pela cabeça de ninguém dizer que o baralho sugere que a pessoa saia traindo seu par, ou falando mal da vida alheia para conseguir vantagens. Provavelmente isto será um conselho para que o/a consulente se dedique ao estudo de matéria iniciática, ou dedique-se à meditação para buscar equilíbrio, ou até que, pura e simplesmente, procure um médico!  Como saber? 

Vendo o jogo como um todo que faz sentido, se completa, e não se contradiz.

 Não vamos sugerir para alguém, em perfeita saúde, e interessado/a em aprender baralho cigano, que procure um médico. Da mesma forma que, seria um tanto absurdo dizer para alguém, passando por momento de desequilíbrio energético, ou problemas de saúde (vistos no jogo, ou relatados), que largue tudo para tornar um iniciado, desequilibrado, de alguma seita, religião, conhecimento esotérico, etc.. Ou que preste vestibular para medicina :)

Claro que estes são exemplos extremos, mas fortalecem a ideia de que o Lenormand responde àquilo  sobre o quê foi consultado.

Falando assim parece fácil, mas às vezes não é! Seja por problemas de interpretação ou questão ética. Em certos casos, quando nos deparamos com a carta 07, é necessário usar aintuição (aliás como sempre deve ser) e uma dose extra de prudência, recorrer à ajuda dos mestres ciganos, se for o caso, e avaliar o significado e a conduta ética requerida. (depois falaremos sobre isso em um post especial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...