RTA

Sejam Bem vindos!

Vamos estudar juntos, o Segredo das ciganas o Baralho Cigano Lenormand,dentro de uma visão ligada aos costumes e espiritualidade do povo cigano, mas que também pode ser dissociada, desta, ou de qualquer outra crença religiosa . A interpretação dos arcanos será a mesma, ou quase. O que muda é a forma pessoal com que, cada um, irá se relacionar com esse fantástico instrumento.
Obrigada, de coração, por terem vindo :)

Carta 6 - As Nuvens.





   Carta 06 - As Nuvens, Os ventos

«A oeste, uma muralha de nuvens cada vez mais negras, mas de momento a atmosfera estava tão tranquila que nem uma erva mexia.» W.G. Sebald – Moments musicaux / da obra Campo Santo 


Descrição - Vemos uma paisagem, onde o único movimento que se adivinha está nas nuvens do céu. Em terra firme nada se move. Se no seu deck aparecem figuras, elas aparecerão como elementos imóveis que olham em direção às nuvens. As nuvens, no entanto, são desenhadas de modo a sugerir movimento, adivinhando-se, aqui, a força do vento que as empurra. Não vemos o sol, que se adivinha entre as nuvens.
Olhando atentamente, na maioria dos baralhos, vemos que há um conjunto de nuvens mais claras e outro formado por nuvens carregadas, escuras. É importante notar que há variações quanto à posição dos grupos: podemos ter nuvens carregadas à direita e claras à esquerda, ou vice versa, dependendo do deck. 

Significado: Como diz a frase de Sebald, sobre o solo a atmosfera é tão tranquila quem nem uma erva se mexe. O sol foi encoberto, as sombras descem sobre nós. Nada mais é claro, tudo que vemos parece indefinido. A indefinição dos contornos prejudica a avaliação do terreno e traz sentimentos que vão da indecisão, ao medo. O momento é de confusão, depressão, e tristeza, porque o melhor caminho não está claro... Afinal, no escuro todos os gatos são pardos, não é? Um tigre pode ser confundido com uma pedra, um gato pode tomar proporções de uma fera...
Quando estamos cercados de nuvens, podemos tomar o caminho errado ou, se permanecermos parados, poderemos estar sujeitos à tempestade, raios e trovões... E sabemos disso! O arcano das nuvens, nos oferece um desafio: Não esquecer que elas passarão graças ao vento, que nem sentimos, mas existe e movimenta as nuvens!  A luz voltará a tornar claros, todos os contornos, todos os caminhos, iluminando nossa capacidade de julgamento e escolha. 

No jogo: O arcano 06 pode significar:
- Momento passageiro de:
- confusão mental
- depressão e/ou medo
- tristeza e desalento.
- Momento quando os obstáculos não estão claros.
- Incapacidade de analisar a situação com clareza.
- Amigos e inimigos podem se confundir.
- Importante observar a carta que está ao lado das nuvens escuras, e aquela que está ao lado das claras. A carta que estiver ao lado das nuvens carregadas, apontará para a área/ assunto/ pessoa que sofrerá uma influência mais intensa, por um tempo mais longo. Já a carta que está ao lado das nuvens claras, aponta para uma área sujeita à influências mais leves.

Polaridade: Negativa.

Orixá: O que torna as nuvens passageiras? O que, mais cedo ou mais tarde, leva as sombras e permite que a luz volte? O vento! Assim a carta 06, não poderia deixar de representar Iansã! A senhora dos ventos que carregam as nuvens, e das tempestades que desfazem as nuvens carregadas.

 
Epahei, Oyá! Que Iansã, afaste as nuvens do nosso caminho, tornando nosso caminhar seguro, e garantindo nossa vitória nas batalhas! 





                                                                  

Optchá, Santa Sara Kali, 
Pelas forças das águas,
Pelos seus mistérios,
Pelas forças da natureza,
Nós, filhos do vento,
Das estrelas e da lua cheia,
Pedimos a senhora que
Esteja sempre ao nosso lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...